1.1 - Software de Sistema e Software de Aplicação
Para entender de maneira mais simples os significados deste tema, devemos começar por saber qual é o significado de software. Software é uma sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador com o objetivo de executar tarefas específicas escolhidas pelo programador/criador desse mesmo software. Por exemplo, quando criaram o teclado, foi com a intensão do utilizador do computador poder comunicar com o própio computador atravez das suas teclas, tem alguem criado um software que conseguisse desenhar no ecrã a letra "A" quando pressionamos a tecla "A" e não outras teclas.
Sabendo isto, podemos deduzir que criamos software consuante as nossas necessidades, ou seja, um software é criado para razões especificas e para poder fornecer e receber instruções do Hardware, por isso, podemos dividir o termo software em varios grupos, sendo dois deles: Software de Sistema e Software de Aplicação.
Software de Sistema:
Tal como nós, seres humanos, temos a nossa memória, os nossos sentimentos, expressões e tudo mais, nascemos assim por natureza. Porém, utilizamos outros meios necessarios ao nosso dia-a-dia como por exemplo roupas, meios de transportes e etc.
Num computador podemos ver que a coisa se assemelha (não contando que o computador tenha sentimentos).
O software de sistema de um computador são os softwares que, de algum modo, são indispensaveis ao funcionamento do computador. São também esses softwares que transformam a informação contida no computador em informação gráfica, permitindo o utilizador poder perceber e comunicar com o pŕopio computador.
Como vimos no exemlo acima, o teclado é um dos softwares de sistema, pois este mantem o contacto entre utilizador-computador, e o ecrã mantem o contacto entre computador-utilizador.
Software de Aplicação:
Software de aplicação são todos o programas de computador que possibilitam a realização de variadas tarefas (em relação a diversa áreas) por parte do utilizador, ou seja, são aplicações/programas que só funcionam e tem utilidade com a interação do utilizador. Exemplos de tal são os jogos, processadores de texto, editores de imagens, etc.


Nenhum comentário:
Postar um comentário